Embora tenha uma campanha muito grande contra os fogos que preudicam os cães e gatos por causa do barulho, devemos saber também que outros animais sofrem das mesmas consequencias, como roedores e coelhos. Nós também temos medo de barulho mas com o tempo acabamos por nos acostumar. Mas para os animais um barulho muito alto, pode signifiar apenas uma coisa: perigo. Por causa de sua posição na cadeia alimentar, hamsters, porquinhos da India, chinchilas, possuem uma audição muito aguçada. Mas se na natureza essa audição é benéfica para eles, no mundo doméstico ela pode se tornar um problema. Então com o barlho dos fogos, eles entram em alerta o que acarreta uma alteração no organismo deles. O estresse decorrente do barulho pode provocar alterações no organismo dos roedores e coelhos, como aceleração dos batimentos cardíacos, além de reações de panico que podem ser extremamente graves. Diferente dos cães, que as vezes acabam se familiarizando com o barulho, no caso dos roedores e coelhos isso não acontece, poque por serem presas na natureza eles já nascem com esse institnto de alerta para essa situação. Para evitar que eles se estressem, em caso de comemorações onde vai haver a presença de fogos, é bom coloca-los em lugares seguros. Escolha um comodo e deixe a as portas e janelas bem fechados para abafar o máximo o barulho. Mantenha na gaiola ou cercadinho, no caso de coelhos, mas lembrando que ele deve ter aceso facil a uma toca aconchegante e de tamanho adequado.
Os gatinhos adoram os vasinhos com graminhas de milho. Sabemos que eles são bons para as bolas de pelo. Mas vamos ver porque.
Ao ingerir as bolas de pelo, o estomago fica irritado, a grama melhora a digestão, aliviando o trato digestivo e estimulando a regorgitação dos pelos. Outros casos podem ser dores de barriga ou verminose. Portanto se seu gatinho estiver mordiscando a grama, leve a um veterinário para um melhor diagnóstico. A ingestação da grama de milho é excelente para eles e também ajuda a evitar intoxicação por plantas venenosas.
Agora veja como voce pode ter essa plantinha em sua casa.
- Para plantar milho para o seu gato, você pode seguir os seguintes passos:
- Escolher um vaso ou jardineira
- Colocar terra enriquecida com adubo orgânico
- Separar os grãos de milho uns dos outros
- Cobrir com mais terra
- Molhar com água
- Manter o solo úmido até a germinação
Algumas dicas adicionais:
- Plantar mais de um vaso para ter mais opções de grama
- Escolher um local com boa luz solar, pois o milho precisa de pelo menos 6 horas de sol por dia para crescer bem
- Plantar as sementes a cerca de 2-3 cm de profundidade
- Quando a grama de milho estiver com cerca de 15 a 20 centímetros de altura, você pode colher algumas folhas e oferecê-las ao seu gato
- Certifique-se de cortá-las perto da base da planta, para permitir que a grama continue crescendo
- Lave bem as folhas antes de oferecê-las ao gato
utguu hghjiuy hgtuij
Morpho é o genero de borboletas predominantemente azuis. Elas vivem nas florestas tropicais da America Central e do Sul. São facilmente reconhecidas devido ao conspício iridescente azul metálico originado não por pigmentação, mas sim pela reflexão da luz de um modo peculiar Ela tem uma envergadura de um pouco mais de 7cm e podem chegar até a 20 cm. Elas não são tão fáceis de ser encontradas e existe uma linda lenda sobre elas. Veja:
Conta-se que há muitos anos um homem ficou viúvo e teve que se responsabilizar por suas duas filhas. Elas eram curiosas, inteligentes e sempre tinham o desejo de aprender. Constantemente lançavam perguntas ao pai que nem sempre sabia responder tudo.
Vendo a inquietação das duas meninas, ele decidiu enviá-las por um tempo a um sábio que vivia numa colina. Sem titubear, o guru respondia a todas as perguntas lançadas pelas pequenas.
Dispostas a buscar um jeito de fazer com que o sábio errasse ao menos uma vez, elas elaboraram um plano. Numa manhã, uma delas foi ao bosque e retornou com uma linda borboleta azul nas mãos. A ideia era fazer uma pergunta que o sábio jamais conseguiria responder: se a borboleta estava viva ou morta.
A estratégia estava definida. Se o sábio respondesse que estava viva, a garota iria apertá-la em sua mão e matá-la, e se respondesse que a borboleta estava morta, ela abriria as mãos e a soltaria para voar livremente. Portanto, qualquer que fosse a resposta do sábio, ele estaria errado.
Chegou o grande dia.
“Mestre”, disse uma das jovens. “Pode nos dizer se esta borboleta azul que está em minhas mãos está viva ou morta?”
O sábio respirou lentamente e com um leve sorriso respondeu: “Depende de você, ela está em suas mãos”.
Voce sabia que a cor da pelagem pode dizer um pouco da personalidade do gato? Vamos ver alguns deles.
GATOS TRICOLORES: a maioria são femeas, mas existem machos também. São peristentes e ativos.
GATOS BRANCOS: são introspectvos, alem de serem tranquilos e até preguiçosos, mas são muito amigáveis.
GATO LARANJA: são amigáveis e fáceis de treinar, tendem a ser bastante ativos. Um pouco diferente do seu representante Gairfield.
GATO BICOLOR: são amigáveis e tolerantes com outros bichanos. São confiantes e tranquilos.
GATO CINZA: são os mais introspectivos, tendo como traços marcantes a coragem e tranquilidade.
GATO RAJADO: são os mais ativos entre todos os bichanos, e são muito amigáveis e confiantes.
GATO PRETO: seu maior traço é a amabilidade, são pouco teimosos, extrovetidos e confiantes.
Mas mesmo sendo feitas pesquisas de que a pelugem influi na personalidade dos gatos, a Dra. Juliana Damasceno, especialista em comportamento felino, destaca que cada gato tem uma personalidade definida e que pode ser afetada pelo ambiente, principalmente com suas experiencias vividas durante sua vida, principalmente no seu periodo sensível que é da segunda a setima semana de vida.